Este Blog destina-se à divulgação de trabalhos, notícias e outros textos relativos à toponímia das artérias de diversas localidades, nomeadamente de Loulé e da restante região do Algarve. Pretende-se assim, através da toponímia, percorrer a memória das ruas, largos, avenidas, ingressando na história e património das urbes.


terça-feira, 16 de novembro de 2010

Rua Dr. João Dias – Alcoutim

Artéria com origem medieval, constituiu durante séculos, conjuntamente com as actuais ruas das Portas de Mértola e da Misericórdia, um eixo fundamental da vila de Alcoutim. Estabelecendo a ligação entre uma entrada da urbe (a Porta de Tavira) e o largo central (a Praça Pública), obteve a designação popular de Rua Direita.

A referida via, em reunião da Câmara Municipal de 28 de Dezembro de 1882, por proposta do presidente Manuel António Torres, passou a ter a designação oficial de Rua D. Luís I, em consagração ao monarca português que reinava à época.

Contudo, com o advento da República em Portugal, treze dias após a proclamação do novo regime foi proposto, pelo vogal Basílio José Ambrósio da Silva, que a mesma rua passasse a denominar-se por Rua Miguel Bombarda. Alcoutim passou então a prestar homenagem ao destacado médico republicano (1851 – 1910), assassinado nas vésperas da implantação da República, de cuja revolução era o chefe civil.

Mais tarde, a 21 de Junho de 1950, durante a presidência do professor José Maria Amaral, de forma a distinguir o ilustre clínico e benemérito Dr. João Francisco Dias (1898-1955), foi atribuído o seu nome à então Rua Miguel Bombarda topónimo que perdura até aos nossos dias.



João Francisco Dias

Nasceu em Corte Velha, freguesia de Odeleite (Castro Marim), a 22 de Novembro de 1898. Licenciou-se em medicina na Universidade de Coimbra, em 1927, fixando-se algum tempo depois na vila de Alcoutim. A 30 de Junho de 1932 foi nomeado médico municipal interino do concelho de Alcoutim e dois anos mais tarde tomou posse definitiva do mesmo cargo, sendo nomeado em reunião de Câmara de 27 de Setembro de 1934.

Como médico cirurgião a reputação do Dr. João Dias difundiu-se rapidamente e o seu nome passou a ser conhecido por todo o Algarve, Baixo Alentejo e Andaluzia, deslocando-se a Alcoutim gente de terras longínquas, em busca de cura para as suas enfermidades.

Exerceu o cargo de provedor da Santa Casa da Misericórdia, tendo fundado o Hospital, fazendo sozinho o trabalho de uma equipa médica.

Para além das aptidões profissionais, possuía igualmente um elevado carácter humanista, sendo de sobremaneira altruísta e generoso. Tratava os pobres sem lhes cobrar nada e por vezes comprava-lhes os medicamentos.

Em 1942 os alcoutenejos homenagearam-no, colocando uma lápide na fachada do Hospital, em sinal de gratidão.

Faleceu a 8 de Março de 1955 e a 10 de Março de 1957 foi inaugurado um busto que perpetuou a sua memória.


Sem dúvida a personalidade que maior destaque deu a Alcoutim durante o século XX.

Sem comentários:

Enviar um comentário