Este Blog destina-se à divulgação de trabalhos, notícias e outros textos relativos à toponímia das artérias de diversas localidades, nomeadamente de Loulé e da restante região do Algarve. Pretende-se assim, através da toponímia, percorrer a memória das ruas, largos, avenidas, ingressando na história e património das urbes.


terça-feira, 4 de janeiro de 2011

Rua António Machado Pinto Pontes – Salir

Uma das primeiras artérias da vila de Salir, concelho de Loulé, a ostentar denominação oficial, isto é, a ser aprovada pelas entidades competentes, foi a Rua António Machado Pinto Pontes.

A 21 de Maio de 1968 a Junta de Freguesia de Salir, presidida por José Viegas Gregório, remeteu à Câmara Municipal de Loulé um ofício, solicitando a aprovação da denominação da Rua António Machado Pinto Pontes. Seis dias depois o assunto foi apresentado na reunião da Câmara Municipal, tendo sido aprovado, conforme pretensão da Junta de Freguesia.

O novo topónimo foi inaugurado numa cerimónia, incluída na Festa da Espiga desse ano, à qual assistiram os irmãos do homenageado, Capitão José M. Pinto Pontes e Eduardo Pinto Pontes, bem como o governador civil, Joaquim Romão Duarte, e o presidente da Câmara Municipal,Eduardo Delgado Pinto.

António Machado Pinto Pontes

Com o pseudónimo de “Pinto de Castelar”, António Machado Pinto Pontes destacou-se como jornalista, tendo divulgado o nome da sua freguesia natal através dos inúmeros artigos que escreveu, tanto em jornais como em revistas.

Em muitos dos seus trabalhos jornalísticos expôs as aspirações e carências da freguesia, sendo muitas delas concretizadas posteriormente, como por exemplo a construção do cemitério de Salir.

Para além de jornalista possuía igualmente o mister de “curandeiro”, difundido a sua reputação por toda a freguesia, recorrendo a ele inúmeras pessoas em busca de alívio para as suas enfermidades. Detinha ainda um elevado carácter humanista, tratando os pobres sem lhes cobrar nada e oferecendo-lhes, por vezes, os medicamentos.

Natural de Salir, António Pinto Pontes nasceu em 1903 e viveu toda a sua vida na artéria que ostenta o seu nome, vindo a falecer em 1948.

Sem comentários:

Enviar um comentário