Este Blog destina-se à divulgação de trabalhos, notícias e outros textos relativos à toponímia das artérias de diversas localidades, nomeadamente de Loulé e da restante região do Algarve. Pretende-se assim, através da toponímia, percorrer a memória das ruas, largos, avenidas, ingressando na história e património das urbes.


quinta-feira, 15 de setembro de 2011

Alcoutim homenageou personalidades no Dia do Município

A Câmara Municipal de Alcoutim assinalou, no passado dia 9 de Setembro, o 60.º aniversário das Festas de Alcoutim. As cerimónias constituíram o ponto alto do Dia do Município e pretenderam homenagear todos os que contribuíram ao longo dos anos de forma decisiva para o sucesso destas, actualmente umas das mais conhecidas festividades algarvias.

De entre as iniciativas desenvolvidas nesse dia, destaque para o descerramento de placas toponímicas em três artérias da vila. Este acto pretendeu perpetuar o nome de três personalidades alcoutenejas, protagonistas no desenvolvimento das Festas de Alcoutim: José Maria Mendes Amaral, Manuel Serafim e Fernando Lopes Dias.




José Maria Mendes Amaral
Natural do distrito de Viseu, nasceu a 25 de Agosto de 1915 em Vila Mendo de Tavares (freguesia de Abrunhosa-a-Velha), no concelho de Mangualde.

Formou-se com o curso do Magistério Primário no Instituto Normal Primário de Coimbra, começando a exercer o mister de professor em Mangualde, em 1939/40. Passou por Alcoutim (1940/41) e por Vila Nova de Gaia (1941/43), fixando-se na vila do nordeste algarvio em 1943, onde permaneceu até 1960. Foi nomeado delegado do director do Distrito Escolar de Faro no concelho de Alcoutim em 1940-41 e depois entre 1943 e 60.

Durante este período foi professor de várias gerações de alcoutenejos, que o recordam presentemente com saudade, granjeado simpatia e respeito da população. “Pessoa de fino trato, muito afável e distinto, com uma personalidade bem vincada, atento aos problemas das pessoas do seu concelho, sempre pronto a ajudá-las e aconselha-las, (…). Motivo suficiente para que não houvesse ninguém no concelho, desde o mais ao menos pobre, que não conhecesse o Senhor Amaral e não o referenciasse com os mais rasgados elogios.”[1]

Constituiu família em Alcoutim, onde casou (1942) e teve 3 filhos, ocupando vários cargos públicos, dos quais se destacam a presidência da Câmara Municipal, em 1941 e entre 1945 e 1959. Desempenhou as funções de autarca com competência, zelo e extrema dedicação, tendo recebido louvor do Ministro do Interior e sido condecorado pelo Presidente da República, como grau de Oficial da Ordem de Cristo, a 16/10/1959, pelo serviço prestado no exercício das suas funções.

No ano de 1960 foi nomeado adjunto do director do Distrito Escolar da Guarda, transitando um ano depois para Faro, onde ocupou o mesmo cargo até 1967. Ascendeu posteriormente à categoria de director do Distrito Escolar de Beja (1967-72) e de Faro (1972-75).

Faleceu em Faro a 9 de Dezembro de 1975.

Manuel Serafim
Destacado comerciante, nasceu em Alcoutim a 19 de Abril de 1903 e faleceu com 50 anos, a 22 de Outubro de 1953.

Possuía em Alcoutim, na Praça da República, uma loja, onde comercializava artigos têxteis, vestuário e calçado, bem como mercearias. Em anexo detinha um café (venda ou taberna). Era também proprietário de armazéns de venda de produtos agro-pecuários, utensílios domésticos e materiais para a construção civil. Dedicava-se ainda à comercialização de frutos secos para revenda e exportação e à produção de cereais, citrinos e leite.

A sua empresa teve durante vários anos um papel preponderante na dinâmica sócio-económica da vila. O seu volume de negócios era incomparável nesta região do Algarve, sendo um dos principais empregadores.

Além da actividade comercial foi, profissionalmente, funcionário da Tesouraria de Finanças, escriturário e mais tarde ajudante do Cartório Notarial e do Registo Civil de Alcoutim.

Ocupou vários cargos públicos, nomeadamente, administrador do Concelho, vice-presidente da Câmara Municipal (entre 1943 e 53), presidente da Comissão Municipal de Assistência e membro da Comissão Reguladora do Comércio do Concelho de Alcoutim. Foi correspondente de entidades bancárias.

Homem com carácter sério e honesto e por isso respeitado e estimado, a ele recorriam diversas pessoas, com o intuito de receberem um conselho sobre negócios, questões administrativas ou fiscais.

Fernando Lopes Dias
Nasceu em Coimbra a 12 de Fevereiro de 1930 e faleceu em Faro a 19 de Maio de 1996.

Filho do prestigiado médico João Francisco Dias, desde cedo se interessou pelo desenvolvimento de Alcoutim, localidade onde residia, bem como pelo associativismo local. Foi o fundador do Grupo Desportivo de Alcoutim, em 4 de Julho de 1948, liderando um grupo de jovens alcoutenejos que constituíram inicialmente aquela agremiação. Foi presidente da Direcção até 1953 e em 1958, sendo responsável pela organização de festejos destinados a acções de beneficência, que decorreram em 1950 e 51, precursores das Festas de Alcoutim.

Exerceu a profissão de delegado de informação médica, residindo em Lisboa e fixando-se definitivamente em Faro, onde constituiu família.

Foi presidente da Comissão Administrativa Municipal de Alcoutim, após a revolução de 25 de Abril, entre 1974 e 76.

Possuía um carácter impar, simplicidade e humildade incontornáveis.

[1] Depoimento de José Murta Pereira, no livro Navegando Rumo a Sul – Réplicas de Barcos do Baixo Guadiana.

Sem comentários:

Enviar um comentário