Este Blog destina-se à divulgação de trabalhos, notícias e outros textos relativos à toponímia das artérias de diversas localidades, nomeadamente de Loulé e da restante região do Algarve. Pretende-se assim, através da toponímia, percorrer a memória das ruas, largos, avenidas, ingressando na história e património das urbes.


quarta-feira, 7 de dezembro de 2011

Plaza de la Virgen del Rocio - Almonte (Espanha)


A primeira placa toponímica apresentada foi fotografada na cidade espanhola de Almonte, na província de Huelva, concelho onde se insere o santuário de Nossa Senhora del Rocio.

A placa, pelas suas enormes dimensões (cerca de 1,80 x 1,35 m) e localização, destaca-se na paisagem urbana e constitui uma notável peça de arte pública. Encontra-se instalada na fachada da Igreja Paroquial de Almonte e refere-se à praça principal da cidade, onde se localizam o Ayuntamiento (Câmara Municipal), o referido templo e o monumento dedicado à padroeira de Almonte, a Virgen del Rocio, inaugurado em Maio de 1991.

Executada em azulejos policromos, está datada de 1993 e assinada pelo autor, Ventura. Representa a solene coroação canónica da Virgem, ocorrida em 8 de Junho de 1919, pelo Cardeal de Sevilha, Monsenhor Almaraz e Santos.

Refira-se que o culto à Virgen del Rocio remonta ao final do século XIII, altura em que foi erigida uma pequena ermida. Ao longo dos séculos a ermida sofreu diversas transformações e ampliações, tendo o actual templo sido inaugurado em 1969. É um dos principais locais de culto mariano de Espanha, tendo sido visitado pelo Papa João Paulo II em 1993.



Sem comentários:

Enviar um comentário