Este Blog destina-se à divulgação de trabalhos, notícias e outros textos relativos à toponímia das artérias de diversas localidades, nomeadamente de Loulé e da restante região do Algarve. Pretende-se assim, através da toponímia, percorrer a memória das ruas, largos, avenidas, ingressando na história e património das urbes.


quinta-feira, 5 de julho de 2012

Nova toponímia nas ruas de Olhão no dia da cidade

No dia da cidade de Olhão, a 16 de junho, a Câmara Municipal de Olhão assinalou a atribuição de novos nomes a várias artérias localizadas na cidade, cujas designações foram anteriormente aprovadas em reunião de Câmara. 

Inauguração toponímica em Olhão
Das ruas com a nova toponímia, todas elas ligadas à história da cidade, destacam-se a Rua Caíque Bom Sucesso, fazendo jus ao barco que atravessou o oceano para dar a boa nova ao príncipe regente, que os olhanenses tinham expulsado os franceses da cidade. 

A Rua José da Cruz Charrão, membro da tripulação do Caíque na viagem ao Brasil, e a Rua Miguel do Ó, proprietário da embarcação, situadas junto à Escola Básica João da Rosa, foram incluídas nas celebrações do dia da cidade, com o descerramento da placa pelos representares autárquicos.

Na cerimónia de descerramento das placas o presidente do município, Francisco Leal, referiu a importância da nova toponímia, bem como o facto de se ter optado por nomes com história para as novas ruas. “Olhão não esquece os seus nem a sua história”, frisou. 

Fonte:

Sem comentários:

Enviar um comentário