Este Blog destina-se à divulgação de trabalhos, notícias e outros textos relativos à toponímia das artérias de diversas localidades, nomeadamente de Loulé e da restante região do Algarve. Pretende-se assim, através da toponímia, percorrer a memória das ruas, largos, avenidas, ingressando na história e património das urbes.


quinta-feira, 26 de maio de 2011

Novos topónimos no concelho de Albufeira

Na reunião da Câmara Municipal de Albufeira de 3 de Maio de 2011, foi deliberada a atribuição de 25 novos topónimos.

Dos topónimos aprovados, 1 corresponde à freguesia de Albufeira, 15 à freguesia de Ferreiras, 1 à freguesia da Guia, 6 à freguesia de Olhos de Água e 2 à freguesia de Paderne.

Os topónimos aprovados foram os seguintes:

Beco João Gaspar Simões (Albufeira, Correeira)
Travessa do Monte Espinho (Ferreiras, Alfarrobeiras)
Rua do Alto dos Cortesões (Ferreiras, Cortesões)
Beco de São José (Ferreiras, Ferreiras)
Beco da Linha Férrea (Ferreiras, Fontainhas)
Caminho do Alto das Fontainhas (Ferreiras, Fontainhas)
Beco da Eira (Ferreiras, Fontainhas)
Caminho dos Moinhos (Ferreiras, Mosqueira)
Travessa da Mosqueira (Ferreiras, Mosqueira)
Beco do Escarpão (Ferreiras, Pinhal)
Beco da Torre (Ferreiras, Torre da Mosqueira)
Caminho da Torre (Ferreiras, Torre da Mosqueira)
Caminho do Engenho (Ferreiras, Vale Paraíso)
Beco do Disco (Ferreiras, Vale Serves)
Prolongamento do Caminho do Tominhal do entroncamento com a Estrada da Cotovia até sul da Estrada Nacional 125 (Ferreiras)
Prolongamento da Rua da Linha Férrea no sentido norte/poente, até ao Caminho das Alfarrobeiras (Ferreiras)
Caminho da Pedra de Escorregar (Guia, Pedra de Escorregar)
Beco do Roja-Pé (Olhos D'Água, Roja-Pé)
Praceta do Roja-Pé (Olhos D'Água, Roja-Pé)
Rua do Roja-Pé (Olhos D'Água, Roja-Pé)
Travessa de Vale Carro (Olhos D'Água, Vale Carro)
Caminho do Monte Cativo (Olhos D'Água, Vale da Azinheira)
Prolongamento do Caminho Vale da Azinheira no sentido norte até ao Caminho de Albufeira (Olhos D'Água)
Rua Casa dos Pires (Paderne, Casa dos Pires)
Caminho do Guiné (Paderne, Guiné)

Fonte:
toponimia.cm-albufeira.pt

quarta-feira, 25 de maio de 2011

Toponímia de Alcoutim

Gostaria de fazer aqui alusão ao excelente artigo publicado no blog Alcoutim Livre, da autoria do amigo José Varzeano, relativo à toponímia de Alcoutim, que faz um relato bastante exaustivo e elucidativo acerca do nome das ruas e praças da vila do nordeste algarvio.

Não posso deixar de fazer um pequeno reparo: a denominação da Rua Dr. João Dias, conforme já referi neste blog, foi aprovado ainda durante a vida deste ilustre clínico, no dia 21 de Junho de 1950.

O link do artigo é o seguinte:

Almancil – “Charoleiro” tem nome de rua

Foi inaugurada, no passado dia 6 de Março, no sítio do Troto (Almancil), a Rua Joaquim Isidro Conceição, um dos fundadores do Grupo de Charolas “Flor de Lis” (de Santa Bárbara de Nexe) e um antigo membro da Assembleia de Freguesia de Almancil, no período pós 25 de Abril.

O acto cerimonial contou com as presenças dos presidentes das Juntas de Freguesia de Almancil e de St.ª Bárbara de Nexe, João Martins e Leonardo Abreu, respectivamente, Hermes Alberto (presidente da Assembleia de Freguesia de Almancil), Nuno Conceição (filho), familiares e amigos do homenageado, entre outros dirigentes e moradores locais.

Como anfitrião, João Martins, adiantou que “a Junta de Freguesia de Almancil entendeu fazer esta homenagem, como forma de honrar a memória deste homem solidário, político e agente da cultura. Esteve na fundação do grupo “Flor de Lis” e fez parte das primeiras assembleias da freguesia de Almancil. Considerou-se sempre almancilense, apesar de ser natural de St.ª Bárbara de Nexe. Ao longo da sua vida, foi sempre um homem de princípios, de justiça, de liberdade e de um grande humanismo. Esteve sempre pronto a ajudar os outros, sem nada pedir em troca”.

Por sua vez, Leonardo Abreu, enalteceu a amizade, a entrega e o espírito solidário de Joaquim Conceição, mais conhecido pelo “Pinto” da “Flor de Lis”. “Deu tudo pela terra que o viu nascer. Era um homem das charolas, de grande expressão e tradição cultural na freguesia de St.ª Bárbara de Nexe e região. Foi um homem de grandes ideais políticos e um grande dinamizador da cultura da sua freguesia, apesar de nutrir uma certa paixão autárquica pela freguesia de Almancil, onde curiosamente votada”, sublinhou o presidente da Junta de Freguesia nexense.

A terminar, Nuno Conceição teceu palavras de agradecimento pelo gesto da Junta de Freguesia de Almancil, que contou com o apoio da Câmara Municipal de Loulé, através da Comissão de Toponímia do Município.

Fonte:
Jornal “O Louletano”, n.º 306, de 06/04/2011

Rua de Angola em Vila Real de Santo António

Em reunião ordinária do Município de Vila Real de Santo António, efectuada em 3 do corrente [Maio de 1961], e por proposta do vereador sr. dr. António Manuel Capa Horta Correia, deliberou a Câmara, por unanimidade, que a Rua do Progresso, uma das artérias que, com a execução do Plano de Urbanização desta vila, maior utilidade e projecção virá a ter no futuro, se passasse a denominar «Rua de Angola», como preito de homenagem aos heróicos defensores caídos em defesa daquela nossa Província, tão traiçoeiramente atacada, e como manifestação de fé nos seus destinos como terra portuguesa.

Fonte:
Artigo retirado do jornal “Notícias do Algarve”, n.º 400, de 07/05/1961.