Assinala-se no próximo dia 19 de Julho o XXIV aniversário do Dia da Ilha da Culatra. Nesta data recorda-se o ano de 1987 quando os populares se uniram e vetaram as eleições legislativas, como forma de protesto e de reivindicação por melhores condições de vida. A partir daí a Culatra passou a merecer o empenho das entidades competentes e a ser dotada com infra-estruturas essenciais à comunidade.
Das várias actividades previstas para esse dia destaca-se a homenagem às figuras de referência da ilha com atribuições toponímicas, sendo a oportunidade para manifestar o reconhecimento público a todos os que, com actos altruístas, coragem e dedicação, se empenharam pelo desenvolvimento e progresso da ilha e pelo bem-estar dos culatrenses. Esta homenagem irá perpetuar-se para as gerações futuras que irão percorrer as ruas desta ilha.
A Culatra passará assim a ter os seguintes topónimos:
- “Avenida 19 de Julho” – recorda o ano de 1987;
- “Rua Padre Henrique” – pároco que serviu a ilha;
- “Rua Ana Laura Quintino” – fundadora da Associação de Moradores da Ilha da Culatra (AMIC) e da Associação Nossa Senhora dos Navegantes;
- “Rua Antónia da Costa Ferreira” – exerceu a actividade de parteira e dedicou a sua vida a ajudar o próximo;
- “Rua Isabel Argel Lisboa” – enfermeira/parteira natural da ilha;
- “Travessa José Júlio de Sousa” – dirigente associativo;
- “Rua João Henrique Rocha” – membro fundador do Clube União Culatrense e organizador da Festa em Honra da Nossa Senhora dos Navegantes.
Fonte:
2011-7-14