Placa toponímica em Alcoutim, após o seu descerramento |
A 17 de janeiro de 1992 foram inauguradas em Alcoutim as instalações da central telefónica digital, que permitiram uma melhoria significativa nas comunicações com o exterior. Na cerimónia estiveram presentes, para além do presidente da autarquia Manuel Cavaco Afonso, o governador civil de Faro Cabrita Neto, o administrador da Telecom Portugal (atual Portugal Telecom - PT) Iriarte Esteves e o presidente do conselho de administração dos CTT.
Na ocasião, este último “proferiu a sua alocução que disse ser o investimento feito pela empresa uma resposta ao nosso querer e o desejo desta em apoiar o desenvolvimento do Concelho de Alcoutim. Agradeceu todas as facilidades concedidas pela nossa Câmara não só na cedência, a preço simbólico do terreno onde está implantada a Central, como no apoio prestado ao longo da realização dos trabalhos. A terminar agradeceu ainda o facto da autarquia ter atribuído o nome de «Travessa da Telecom Portugal» à rua que dá acesso à central, frisando ser este um caso único no Algarve e no País” [1].
De facto, a 13 de novembro do ano anterior a autarquia havia deliberado aprovar o referido topónimo [2], tendo o ato de descerramento da placa toponímica ocorrido em simultâneo com a inauguração da central.
[1] Boletim Municipal, Câmara Municipal de Alcoutim, n.º 10, Abril 1992.
[2] Ata da Câmara Municipal de Alcoutim, de 13/11/1992.