Este Blog destina-se à divulgação de trabalhos, notícias e outros textos relativos à toponímia das artérias de diversas localidades, nomeadamente de Loulé e da restante região do Algarve. Pretende-se assim, através da toponímia, percorrer a memória das ruas, largos, avenidas, ingressando na história e património das urbes.


quinta-feira, 23 de outubro de 2014

Lagos inaugura nova toponímia

Lagos assinala o feriado municipal a 27 de outubro, em honra do seu padroeiro São Gonçalo de Lagos. As comemorações, que irão decorrer entre 23 de outubro e 7 de novembro, contemplam um variado programa que, para além das iniciativas de cariz institucional e protocolar, incluem atividades de âmbito cultural, desportivo e recreativo.
 
O ponto alto da celebração será no dia 27, com a tradicional cerimónia de hastear das bandeiras, a sessão solene do dia do Município e a missa em honra de São Gonçalo.
 
No dia 1 de novembro o destaque vai para a cerimónia de descerramento de diversas placas toponímicas, a decorrer pelas 15h30, estando contempladas as seguintes artérias:
  • Rua António Aleixo;
  • Rua António Diogo Bravo; 
  • Rua Emmanuel da Costa Correia; 
  • Rua João Brás; 
  • Estrada da Atalaia.
 
Fonte:

quarta-feira, 1 de outubro de 2014

La Lhéngua Mirandesa na toponímia

A Associaçon de la Lhéngua i Cultura Mirandesa encontra-se a desenvolver um projeto de divulgação da segunda língua oficial de Portugal, reconhecida pela Lei n.º 7/99, de 29 de janeiro. Pretende esta agremiação que seja atribuído o topónimo La Lhéngua Mirandesa a artérias em todos os concelhos do país. 
 
Placa toponímica em Palmela
O jornal Notícias de Trás-os-Montes e Alto Douro, publicado pela Casa de Trás-os-Montes e Alto Douro, divulgou, no seu número 126, de outubro de 2011, a notícia de inauguração da Rua La Lhéngua Mirandesa na vila de Palmela, referindo que a mesma denominação se encontra igualmente estabelecida em São Domingos de Rana (Cascais) e Mirandela. A iniciativa “coube, em grande parte, a. José A. Monteiro, da Associaçon de Lhéngua Mirandesa (ALM), que, numa labuta constante e determinação incansável, ao fim de 5 anos, conseguiu (…) oficializar a nomeação de uma rua, em Palmela, com o toponímico Rua La Lhéngua Mirandesa”.
 
A cerimónia de descerramento da placa toponímica, a 5 de outubro de 2011, decorreu “ao estilo mirandês, com gaita de foles, caixa e bombo, e a dança dos Pauliteiros da Associaçon de Lhéngua Mirandesa (…). Contou com a presença do Presidente da Junta de Freguesia de Palmela e do Vereador da Cultura da CM Palmela. Esta entidade, no seu discurso, evidenciou o significado cultural do acto e a justificação para que o mesmo se possa repetir em outros Municípios, deixando a promessa de futura divulgação activa, no âmbito Associação de Municípios. Ora tal intenção concilia-se com o “objectivo estratégico” da Associaçon de Lhéngua Mirandesa de nomear, com o toponímico de La Lhéngua Mirandesa, uma rua ou avenida de cada município português”.
 
Cerimónia de descerramento da placa toponímica
 
Fonte: