A mais recente homenagem prestada a uma personalidade louletana na toponímia da cidade ocorreu a 10 de Fevereiro de 2010, com o descerramento da placa toponímica e pretendeu evocar o nome de Maria José Cabeçadas, numa cerimónia que contou com a presença dos familiares desta benemérita, entre os quais o psiquiatra Daniel Sampaio, seu genro.
A artéria que recebeu o nome de Maria José Cabeçadas localiza-se junto à Casa da Primeira Infância e constituiu uma singela homenagem do Município de Loulé a uma mulher que teve um papel determinante na criação da primeira creche em Loulé, deixando um legado inestimável no apoio social. A deliberação camarária de atribuição do topónimo ocorreu a 27 de Janeiro de 2010.
Maria José Cabeçadas Ataíde Ferreira
Natural de Loulé, nasceu a 8 de Agosto de 1911 e faleceu em Lisboa a 7 de Abril de 2004.
Estudou no Liceu Camões e formou-se em Farmácia, em 1934, na Faculdade de Farmácia da Universidade de Lisboa. Após esta passagem por Lisboa, regressou ao Algarve, onde foi directora da Farmácia do Montepio dos Artistas, em Faro e da Farmácia Cabeçadas (localizada frente ao Hospital da Misericórdia), em Loulé, de que era proprietária.
Nesta localidade organizou a Mocidade Portuguesa Feminina e exerceu durante 7 anos o cargo de subdelegada desta organização.
Foi a fundadora de uma creche em Loulé, que se passou a denominar Casa da Primeira Infância, inaugurada no dia 10 de Junho de 1945, com o objectivo de proteger, amparar, alimentar e tratar da saúde de crianças pobres, enquanto as mães se ausentassem por motivos de trabalho.
Pouco tempo depois regressou a Lisboa onde foi proprietária e directora técnica da Farmácia Colonial.
Sem comentários:
Enviar um comentário