A 15 de Novembro de 1962, por proposta do presidente da Câmara Municipal de Loulé, José João Ascensão Pablos, foi aprovada por unanimidade a proposta de atribuição do nome do Dr. José Joaquim Soares a uma “(…) rua recentemente aberta entre as residências dos senhores engenheiros José Martins Farrajota e Anselmo Bruno Pinto, (…) transversal à Avenida Infante de Sagres (…)”, localizada em Quarteira.
Catorze dias depois foi presente à reunião de Câmara “uma carta do senhor Fernando Moura Soares, de vinte do corrente, testemunhando o seu reconhecimento pela honrosa homenagem que a Câmara vai prestar à saudosa memória de seu pai, Doutor José Joaquim Soares, designando o seu nome para uma rua da povoação de Quarteira, a quem em vida dedicou o maior entusiasmo para o desenvolvimento da sua praia.”
José Joaquim Soares
Natural de S. Romão (S. Brás de Alportel), José Joaquim Soares nasceu a 9 de Maio de 1895 e faleceu no dia 28 de Janeiro de 1950, em Lisboa, onde residia.
Formado em Direito pela Universidade de Coimbra, advogou durante alguns anos no Montijo, tornando-se notário em Silves (1913 – 1919) e posteriormente em Loulé (1923 – 1948), tendo alcançado reputação em todo o Algarve.
Estabelecido em Loulé, nesta vila presidiu por duas vezes à respectiva Câmara Municipal (entre 03/07/1926 e 13/06/1928; entre 18/03/1932 e 09/10/1933) e foi presidente da comissão concelhia da União Nacional.
Desempenhou durante 23 anos as funções de presidente da Comissão Municipal de Turismo da Praia de Quarteira. O seu nome ficou assim ligado à realização de numerosos melhoramentos locais e principalmente ao desenvolvimento da praia de Quarteira.
Tendo-se aposentado nas suas funções de notário em Loulé (em 1948), fixou residência em Lisboa, mantendo todavia vínculo à região, continuando a presidir ao Grémio da Lavoura daquela vila. Era ainda sócio da Empresa de Viação do Algarve.
Sem comentários:
Enviar um comentário