Em 1962, no âmbito do VI Centenário de São Gonçalo de Lagos, a Comissão Executiva das Comemorações endereçou à Câmara Municipal de Loulé, tal como a outras autarquias do país, “uma carta em que sugere à Câmara se digne dar o nome deste Santo a rua desta vila, contribuindo assim nesta iniciativa de grande significado regionalista.” A proposta foi discutida em sessão da Câmara Municipal de Loulé de 20 de Setembro daquele ano, tendo sido deliberado “atribuir o nome de São Gonçalo de Lagos, a uma futura rua que seja construída em Loulé ou Quarteira.”
Refira-se que a cidade de Loulé nunca ostentou o topónimo São Gonçalo de Lagos num espaço público.
São Gonçalo de Lagos
Santo Padroeiro de Lagos, de Torres Vedras e dos pescadores algarvios, nasceu por volta de 1360, naquela localidade algarvia.
Ainda jovem, no ano de 1380, vai estudar para Lisboa, onde decide entrar na Ordem dos Eremitas de S. Agostinho. Estudou teologia e dedicou-se à catequese e pregação, interessando-se sempre pelo bem-estar das populações e apoio aos pobres. Aí ganhou fama de santo, pelos actos de benemerência e pelos milagres que praticou, quer em vida quer depois de perecer.
São Gonçalo de Lagos faleceu em Torres Vedras, a 15 de Outubro de 1422, no Convento de Nossa Senhora da Graça, onde exercia o priorado e se encontra sepultado.
Sem comentários:
Enviar um comentário