Placa toponímica em Quarteira |
A 29 de janeiro de 2006 uma comissão de paroquianos de Quarteira levou a efeito uma cerimónia de homenagem ao padre Elísio Dias, pelos seus 37 anos à frente daquela paróquia.
As comemorações, presididas pelo bispo do Algarve D. Manuel Neto Quintas, compreenderam a celebração eucarística na igreja de São Pedro do Mar, seguindo-se o descerramento de uma placa toponímica com o nome do homenageado, numa artéria junto àquele templo [1].
O topónimo havia sido aprovado em reunião da Câmara Municipal de Loulé de 23 de novembro de 2005, de acordo com uma proposta emanada pela Junta de Freguesia de Quarteira [2].
Elísio Dias
O padre Elísio Dias é natural da freguesia de São Mamede de Vermil (Guimarães), onde nasceu a 17 de dezembro de 1930.
Aos 25 anos ingressou no seminário, concluindo o curso de teologia no Seminário dos Olivais, em Lisboa.
Foi ordenado na Sé Catedral de Faro por D. Júlio Tavares Rebimbas, bispo do Algarve, a 30 de julho de 1967, sendo a 7 de outubro daquele ano nomeado pároco coadjutor de Portimão, a que se seguiu no ano seguinte a paroquialidade de Quarteira (15 de setembro de 1968).
Padre Elísio Dias |
Nesta paróquia tem desempenhado uma relevante ação, tanto a nível espiritual como social. Desenvolveu importantes obras que vieram de encontro aos anseios da população, no domínio da estrutura religiosa e assistencial, destacando-se, como mais significativas, a ampliação da igreja paroquial de Nossa Senhora da Conceição, a construção da igreja de Pereiras, a igreja de Vilamoura, a igreja de São Pedro do Mar (cuja 2.ª fase de edificação se iniciou recentemente), o lar para a terceira idade e um refeitório social [3].
[2]Ata da Câmara Municipal de Loulé, de 26/01/2006.
[3]CML, Agraciados pelo Município de Loulé 1997, Loulé, Câmara Municipal de Loulé, 1997.
Olá!
ResponderEliminarPor caminhos e travessas vim dar a este largo de informação. Sentei-me à sombra do conhecimento e desfolhei, encantada, estes apontamentos!
Blog muito interessante!
Um abraço
Esperança
Boa noite!
ResponderEliminarEste blog é fruto das minhas divagações pela toponímia, uma paixão que alimento há cerca de 20 anos.
Faço isto por gosto e nos tempos livres, que são poucos, por isso tenho pena de não conseguir publicar com maior frequência.
Obrigado pelo comentário.
Jorge Palma
Olá!
ResponderEliminarA toponímia também me seduz. Por diversas vezes tenho trabalhado com os meus alunos um projeto que eu inventei denominado "Rua Abaixo, Rua Acima", que visa dar a conhecer as figuras ou os acontecimentos que deram origem ao nome das ruas próximas da escola. E tem sido engraçado!
Um abraço
Esperança