Este Blog destina-se à divulgação de trabalhos, notícias e outros textos relativos à toponímia das artérias de diversas localidades, nomeadamente de Loulé e da restante região do Algarve. Pretende-se assim, através da toponímia, percorrer a memória das ruas, largos, avenidas, ingressando na história e património das urbes.


domingo, 5 de setembro de 2010

Avenida Lídia Jorge – Loulé (Proposta)

No dia 2 de Junho de 2009 a Câmara Municipal de Albufeira aprovou, por proposta do seu Presidente, atribuir o nome da escritora Lídia Jorge à Biblioteca Municipal daquela cidade. A cerimónia de homenagem ocorreu no dia 7 de Outubro, imortalizando o seu nome naquele equipamento cultural.

Esta honrosa e merecida distinção constitui motivo de honra e orgulho para Loulé, colocando Lídia Jorge na galeria dos seus filhos ilustres que se têm distinguido nas mais diversas áreas. Não pode contudo passar indiferente o facto de a homenagem ter sido prestada por outro Município algarvio que não o da sua naturalidade. Estão pois os louletanos em dívida para com esta escritora de renome no panorama literário nacional e internacional, devendo-se empreender esforços no sentido de colmatar tal situação.

Dado que o Regulamento Municipal de Toponímia e Numeração de Polícia refere que “Não serão atribuídas designações antroponímicas com o nome de pessoas vivas, salvo em casos extraordinários em que se reconheça que, por motivos excepcionais, esse tipo de homenagem e reconhecimento deva ser prestado durante a vida da pessoa e seja aceite pela própria”, poder-se-ia desta foram consagrar esta ilustre louletana através da toponímia.

Porque não atribuir o nome de Lídia Jorge a uma artéria da cidade de Loulé, tal como já aconteceu anteriormente com as recentes avenidas construídas na cidade, em que se prestaram homenagens a personalidades louletanas que se destacaram nas mais diversas áreas, como Andrade de Sousa, Laginha Serafim, Manuel Maria Laginha e Júlio Mealha? Porque não substituir a designação da actual Avenida Parque das Cidades, topónimo que nunca foi aprovado pelo executivo municipal e que pouco ou nada diz ao local onde se encontra, nem tão-pouco à população residente? Não seria difícil encontrar coragem para rever a situação e marcar o futuro com uma designação que honrasse os louletanos.

O brilhante percurso académico e cívico aliado à notoriedade e prestígio literário que alcançou, conferem a Lídia Jorge uma posição de topo entre os louletanos, pelo que é de todo justificado que o concelho de Loulé consagre o seu nome, perpetuando-o numa avenida da cidade.

Sem comentários:

Enviar um comentário