Este Blog destina-se à divulgação de trabalhos, notícias e outros textos relativos à toponímia das artérias de diversas localidades, nomeadamente de Loulé e da restante região do Algarve. Pretende-se assim, através da toponímia, percorrer a memória das ruas, largos, avenidas, ingressando na história e património das urbes.


quinta-feira, 16 de dezembro de 2010

Lagos comemorou a República

Lagos assinalou, no transacto dia 5 de Outubro de 2010, o Centenário da República em Portugal recordando o pioneirismo do Município no novo regime e a mudança da condição da mulher na sociedade portuguesa.

As celebrações contaram com as presenças de vários convidados e entidades oficiais, destacando-se a Secretária de Estado da Igualdade, Elza Pais. Um dos pontos altos das mesmas foi a Sessão Solene, que se iniciou com uma homenagem a Ana de Castro Osório, escritora e fundadora da Liga Republicana das Mulheres Portuguesas.

Nesta, a Vice-Presidente da Câmara Municipal de Lagos, Joaquina Matos, convidou todos os presentes a fazerem uma viagem no tempo e simultaneamente proferiu algumas palavras sobre a vida e a luta desta mulher na tentativa de alcançar alguns dos mais importantes valores do republicanismo.

Terminou recordando que o nome de Ana de Castro Osório ficará agora perpetuado em Lagos numa placa toponímica, também colocada neste dia, numa Praceta da cidade (situada perto dos Serviços de Finanças).


Ana de Castro Osório

Ana de Castro Osório nasceu em Mangualde a 18 de Junho 1872 e faleceu em Setúbal a 23 de Março de 1935. Foi pioneira em Portugal na luta pela igualdade de direitos entre homens e mulheres. Escreveu, em 1905, Mulheres Portuguesas, o primeiro manifesto feminista português.

Foi uma das fundadoras do Grupo Português de Estudos Feministas (1907), da Liga Republicana das Mulheres Portuguesas (1909), da Associação de Propaganda Feminista (1912), da Comissão Feminina Pela Pátria (1916), a partir da qual se formou, no mesmo ano, a Cruzada das Mulheres Portuguesas.

Casada com Paulino de Oliveira, membro do Partido Republicano, aproximou-se desse partido, tendo, depois da instauração da República, colaborado com o ministro da Justiça, Afonso Costa, na elaboração da Lei do Divórcio.

É considerada a criadora da literatura infantil em Portugal, com a série de contos infantis Para as crianças, que publicou entre 1897 e 1935.

Foi membro da obediência maçónica Grande Oriente Lusitano e da Ordem Maçónica Mista Internacional “Le Droit Humais” – O Direito Humano.

Fontes:
pt.wikipedia.org

Sem comentários:

Enviar um comentário