Este Blog destina-se à divulgação de trabalhos, notícias e outros textos relativos à toponímia das artérias de diversas localidades, nomeadamente de Loulé e da restante região do Algarve. Pretende-se assim, através da toponímia, percorrer a memória das ruas, largos, avenidas, ingressando na história e património das urbes.


quarta-feira, 25 de maio de 2011

Toponímia de Alcoutim

Gostaria de fazer aqui alusão ao excelente artigo publicado no blog Alcoutim Livre, da autoria do amigo José Varzeano, relativo à toponímia de Alcoutim, que faz um relato bastante exaustivo e elucidativo acerca do nome das ruas e praças da vila do nordeste algarvio.

Não posso deixar de fazer um pequeno reparo: a denominação da Rua Dr. João Dias, conforme já referi neste blog, foi aprovado ainda durante a vida deste ilustre clínico, no dia 21 de Junho de 1950.

O link do artigo é o seguinte:

1 comentário:

  1. Agradeço a referência feita ao artigo que publiquei no Alcoutim Livre, tal como a rectificação à Rua Dr. João Dias. A indicação que fiz foi baseada numa pequena notícia dada num jornal de Lisboa (Diário de Lisboa?) ou em informação oral, muitas vezes insegura e que agora não posso precisar.
    Neste sentido já foram identificados alguns erros.
    É que eu não tive acesso à documentação da Câmara Municipal, tanto para a organização da "monografia" de Alcoutim como para a do Pereiro.
    Folgo muito por saber que o tem.
    Um abraço

    ResponderEliminar