Este Blog destina-se à divulgação de trabalhos, notícias e outros textos relativos à toponímia das artérias de diversas localidades, nomeadamente de Loulé e da restante região do Algarve. Pretende-se assim, através da toponímia, percorrer a memória das ruas, largos, avenidas, ingressando na história e património das urbes.


quarta-feira, 24 de agosto de 2011

Rua Dr. José Pedro – Quarteira

Por proposta do presidente da Câmara Municipal de Loulé, José João Ascensão Pablos, em reunião realizada a 15 de Novembro de 1962, foi aprovada por unanimidade a proposta de atribuição do nome do Dr. José Pedro “(…) à rua de acesso à Pensão Triângulo”.


José Pedro
Natural de Loulé, nasceu a 22 de Dezembro de 1886 e faleceu em Lisboa no dia 3 de Abril de 1937.

Frequentou o curso de Teologia no Seminário de Faro, contudo, não sentido vocação para o mister do sacerdócio, transferiu-se para Coimbra, matriculando-se na Faculdade de Direito, onde completou o curso com distinção.

Abriu escritório de advogado em Loulé, tornando-se um dos mais distintos causídicos da região, dedicando-se com tenacidade às causas que defendeu, advogando-as com perfeição, subtileza e galhardia.

Desempenhou alguns cargos públicos no concelho de Loulé, destacando-se a vice-presidência da Câmara Municipal, no ano de 1932, cuja Comissão Administrativa era presidida pelo Dr. José Joaquim Soares.

Sem comentários:

Enviar um comentário