Este Blog destina-se à divulgação de trabalhos, notícias e outros textos relativos à toponímia das artérias de diversas localidades, nomeadamente de Loulé e da restante região do Algarve. Pretende-se assim, através da toponímia, percorrer a memória das ruas, largos, avenidas, ingressando na história e património das urbes.


sexta-feira, 14 de outubro de 2011

Largo Padre Roger Henri Pille – Martim Longo

A 7 de Dezembro de 2001 faleceu um dos mais carismáticos párocos de Martim Longo, Roger Henri Pille, que deixou profundas recordações na população local. Paroquiou a localidade durante oito anos, desempenhando simultaneamente a mesma função em Vaqueiros e Cachopo. 
  
Um ano após o seu óbito, a Junta de Freguesia de Martim Longo e a Câmara Municipal de Alcoutim, conjuntamente com as paróquias de unidade pastoral do nordeste algarvio, prestaram-lhe homenagem, organizando diversas iniciativas. As cerimónias abrangeram a celebração de Eucaristia na igreja paroquial de Martim Longo, presidida pelo Bispo do Algarve, D. Manuel Madureira Dias; uma romagem ao cemitério; o descerramento de uma placa toponímica com o nome do Padre Roger Henri Pille, num dos largos da aldeia, junto à igreja, que procurou perpetuar a sua memória para as gerações vindouras; e uma sessão solene no salão do Centro Paroquial, onde discursaram os representantes de várias entidades.[1]



Roger Henri Pille
Natural da Bélgica, nasceu a 22 de Setembro de 1932, falecendo em Faro a 7 de Dezembro de 2001.

Foi ordenado sacerdote no dia 1 de Fevereiro de 1958, fazendo parte dos sacerdotes da Congregação dos Missionários de África, conhecidos por Padres Brancos.

Durante algumas décadas foi missionário em África, nomeadamente em Moçambique. Após este período, rumou ao Algarve, permanecendo algum tempo em Albufeira, sendo nomeado pároco de Martim Longo, Vaqueiros e Cachopo a 20 de Outubro de 1993. Durante o período que aqui permaneceu, até à sua morte, marcou indelevelmente a população, devido ao seu espírito aberto e feitio humano.

O funeral do padre Roger, realizado em Martim Longo, onde quis ficar sepultado, constituiu uma impressionante manifestação de fé, onde afluíram centenas de paroquianos, tendo sido presidido pelo Bispo do Algarve, D. Manuel Madureira Dias e pelo Bispo Auxiliar, D. Manuel Quintas, coincidindo com o dia da festa em honra da padroeira da aldeia, Nossa Senhora da Conceição.[2]


[1] Jornal “Folha de Domingo”, n.º 4479, de 13/12/2002.
[2] Jornal “Folha de Domingo”, n.º 4433, de 14/12/2001; Jornal “Folha de Domingo”, n.º 4435, de 11/01/2002.

Sem comentários:

Enviar um comentário