Este Blog destina-se à divulgação de trabalhos, notícias e outros textos relativos à toponímia das artérias de diversas localidades, nomeadamente de Loulé e da restante região do Algarve. Pretende-se assim, através da toponímia, percorrer a memória das ruas, largos, avenidas, ingressando na história e património das urbes.


quinta-feira, 4 de setembro de 2014

Av. José Maria Nunes – Faro

O cineasta farense José Maria Nunes será homenageado no próximo dia 7 de setembro, através do descerramento de uma placa toponímica localizada no troço viário que liga a rotunda do Fórum Algarve à rotunda da Escola Superior de Saúde. O topónimo foi aprovado em reunião da Câmara Municipal de Faro de 2 de novembro de 2011.
 
Esta iniciativa insere-se no programa de comemorações do Dia do Município farense, que inclui uma sessão solene nos Paços do Concelho de Faro, onde serão distinguidas personalidades e entidades, bem como a inauguração do Parque Ribeirinho e da Escola Básica da Lejana.
 
José Maria Nunes
Cineasta considerado o pai da escola de cinema de Barcelona, nasceu em Faro em 1930. Aos 12 anos emigrou com a família para Espanha, fixando-se posteriormente em Barcelona, cidade de residência até à sua morte, ocorrida a 23 de março de 2010.
 
Interessado pelo mundo do cinema, nos anos 50 iniciou um admirável percurso pela sétima arte na Catalunha. Realizou o seu primeiro filme, “Mañana”, em 1957. Directo, sem convenções, experimental, realizou um total de 14 filmes e colaborou em quase três dezenas. Guerras, êxodos, repressões, torturas, desejos e ânsias de união e separação foram os temas mais abordados pelo realizador. Para além da realização, escreveu ensaios, guiões e participou como ator em diversos filmes.
 
Ao longo do percurso, José María Nunes atravessou uma ditadura e, como muitos outros realizadores, viu a sua criação censurada. A sua última obra, produzida em 2009, intitulou-se “Res publica”.
 
Em 2002 foi premiado como Melhor Realizador, com o filme “Amigogima”, na primeira edição dos Prémios de Barcelona e no dia 4 de março de 2010 recebeu das mãos do Presidente da República a condecoração de Grande Oficial da Ordem de Santiago.

Sem comentários:

Enviar um comentário