Este Blog destina-se à divulgação de trabalhos, notícias e outros textos relativos à toponímia das artérias de diversas localidades, nomeadamente de Loulé e da restante região do Algarve. Pretende-se assim, através da toponímia, percorrer a memória das ruas, largos, avenidas, ingressando na história e património das urbes.


terça-feira, 23 de setembro de 2014

Toponímia participativa em Messines

População propôs nomes para ruas
 
Cerca de três dezenas de pessoas participaram, no dia 13 de setembro, na reunião da Toponímia Participativa em Messines. A iniciativa foi da Junta de Freguesia local que convidou a população para apresentar e escolher designações para ruas da Vila que não têm nome.
 
A necessidade de identificar as ruas e evitar os atuais constrangimentos foi destacada pelo técnico da Câmara Municipal de Silves, Ricardo Tomé, que conduziu os trabalhos, referindo que a existência de ruas sem nome é um problema geral no concelho, havendo até, nalgumas freguesias, “uma situação um pouco caótica”, que a autarquia vem tentando resolver.
 
Quanto ao facto de se ter optado por este sistema de “toponímia participativa”, em que a população foi chamada diretamente a dar a sua opinião, Ricardo Tomé, disse crer que é a primeira vez que tal acontece, “mesmo a nível nacional”.
 
O método de trabalho escolhido consistiu em dividir a área da vila por cinco sectores, com as ruas assinaladas. A seguir, os participantes dividiram-se aleatoriamente em cinco grupos de trabalho, sendo que cada um desses grupos propunha os nomes para as ruas do sector correspondente.
 
Quanto aos nomes propostos, os mesmos podiam ser escolhidos entre as muitas dezenas de propostas, que entretanto já tinham sido entregues na Junta de Freguesia, ou podiam ser sugeridos na altura por qualquer dos participantes.
 
Seguindo este método, para as 30 ruas sem nome foram apresentadas 49 sugestões (já que alguns grupos não chegaram a consenso, sendo proposto mais do que um nome para a mesma rua). Agora, o processo segue os trâmites normais, passando pela Junta de Freguesia que as apresenta à Comissão de Toponímia. Este órgão tem o poder de elaborar a versão final a apresentar à votação em reunião de Câmara, podendo decidir alterar ou manter estas sugestões. Depois de aprovados pelo executivo municipal, os nomes das ruas podem ainda ser contestados pelos cidadãos, que têm 15 dias para apresentar reclamação.
 
No início da reunião, o presidente da Junta, João Carlos Correia, apelou aos presentes para que ponderassem sobre o significado das suas propostas, para que os nomes sugeridos fossem no sentido de “valorizar quem fez por nós no passado” e que refletissem “quem somos”, “os nossos locais, a nossa geografia”.
 
No final, verificou-se que as propostas foram muito abrangentes, envolvendo desde o nome de figuras nacionais como Salgueiro Maia, a figuras de Messines, mas com importância nacional como Costa Martins, ou nomes como a Rua das Alfarrobeiras ou a Travessa de Cima.
 
Lista das propostas (49):
Rua Beco das Fontaínhas
Rua José Correia Pires
Rua Chico Pedro
Rua António Cabrita Mealha
Rua da Estação
Rua dos Combatentes
Rua Bela Vista
Rua Silvério Martins
Rua Orlando Frade
Rua José Tachinho
Rua Dr. António Neves Anacleto
Rua Costa Martins (Capitão de Abril)
Rua Joaquim Primo António
Rua Comandante Dias Ferreira
Rua António Nascimento
Rua Grupo de Teatro Penedo Grande
Rua Maria da Piedade Bastos
Rua da Ribeira
Rua Ilda Cabrita da Silva
Rua Salgueiro Maia
Rua Zeca Afonso
Rua António Costa Mealha
Rua da Feira
Rua Luís Carreira
Rua da Nora
Rua Armando Calado
Rua José Gonçalves Piçarra Bravo
Rua Monte dos Jaimes
Rua Dr. Ataíde Oliveira
Travessa de Cima
Travessa dos Ciprestes
Rua Eng. Florentino de Oliveira
Rua Paulo Nunes Matias
Rua Teodomiro Neto
Rua Estádio Municipal
Rua das Alfarrobeiras
Rua António Neto Guerreiro
Rua do Saínhas
Rua dos Artesãos
Rua da Comunidade
Rua Jaime Graça Mira
Rua Joaquim Tomé
Rua Manuel Romão Pereira
Rua 7 de Março 1973
Rua Padre Augusto Ó de Brito
Rua Felício Fernandes
Rua do Furadouro
Rua Maria de Luz de Deus Ramos
 
Fonte:
Paula Bravo, in
 

Sem comentários:

Enviar um comentário