Este Blog destina-se à divulgação de trabalhos, notícias e outros textos relativos à toponímia das artérias de diversas localidades, nomeadamente de Loulé e da restante região do Algarve. Pretende-se assim, através da toponímia, percorrer a memória das ruas, largos, avenidas, ingressando na história e património das urbes.


domingo, 14 de dezembro de 2014

Padre Arsénio da Silva na toponímia portimonense

A Câmara Municipal de Portimão homenageou há dois anos, por ocasião das comemorações do Dia da Cidade (11 de dezembro), o padre Arsénio Castro da Silva, com o descerramento de duas placas toponímicas e a atribuição do Diploma de Mérito Municipal – Grau Ouro, a título póstumo. As referidas placas com o nome do sacerdote passaram a identificar a rua que serve o Centro Social e Paroquial de Nossa Senhora do Amparo e o jardim ao lado da igreja de Nossa Senhora do Amparo. 
 
Placa toponímica da Rua Padre Arsénio C. da Silva

A homenagem, na qual participou a equipa sacerdotal responsável pelas paróquias de Nossa Senhora do Amparo e da matriz de Portimão, foi decidida em reunião da Câmara Municipal realizada no dia 5 de dezembro de 2012.  

Descerramento toponímico do Jardim Padre Arsénio C. da Silva

Após a cerimónia toponímica seguiu-se a sessão solene no Tempo – Teatro Municipal de Portimão, na qual se fez a entrega aos familiares do sacerdote do diploma referido. 
 
O bispo do Algarve, que não esteve presente, congratulou a iniciativa. “Penso que é justa e mais do que merecida, pelo elevado testemunho de dedicação à causa dos mais desfavorecidos que norteou o ministério sacerdotal do padre Arsénio, figura de homem e sacerdote que Portimão recordará sempre com muito carinho”, escreveu D. Manuel Quintas num email dirigido à autarquia. 
 
O padre Arsénio da Silva, falecido em maio de 2012, foi pároco de Nossa Senhora do Amparo de Portimão durante 29 anos, tendo sido o impulsionador da ereção canónica daquela comunidade em 1983. O exercício do ministério do sacerdote ficou indubitavelmente marcado pelo trabalho em prol dos mais carenciados, dos idosos, dos jovens e na rádio. Da obra física edificada no âmbito do trabalho pastoral que desenvolveu ficou como maior testemunho o Centro Social e Paroquial e a igreja de Nossa Senhora do Amparo. 
 
Fonte:

Sem comentários:

Enviar um comentário