Este Blog destina-se à divulgação de trabalhos, notícias e outros textos relativos à toponímia das artérias de diversas localidades, nomeadamente de Loulé e da restante região do Algarve. Pretende-se assim, através da toponímia, percorrer a memória das ruas, largos, avenidas, ingressando na história e património das urbes.


quarta-feira, 31 de dezembro de 2014

Portugal é nome de artérias no norte de França

Assinalou-se durante o corrente ano o primeiro centenário do início da Grande Guerra, um conflito de dimensão mundial, que envolveu todos os países europeus, com exceção da Espanha, dos Países Baixos, da Suíça e da região da Escandinávia. 
 
A I Guerra Mundial teve início com a declaração de guerra de Inglaterra e França à Alemanha e ao Império Austro-Húngaro, em agosto de 1914, tendo constituido um momento determinante de viragem da história contemporânea europeia e mundial. 
 
Portugal, inicialmente neutral e formalmente beligerante a partir de 1916, participou na guerra, tendo mobilizado mais de cem mil homens, que combateram principalmente na Flandres (França) e em África. Entre estes, cerca de oito mil perderam a vida nas trincheiras e nos campos de batalha. 
 
Após o Armistício, assinado a 11 de novembro de 1918, multiplicaram-se, por toda a Europa, homenagens aos soldados que participaram na guerra, com destaque para os mortos em combate. 
 
Um dos meios privilegiado de rememorar o acontecimento foi através da aposição de placas toponímicas, em artérias e outros espaços públicos das cidades e vilas, que proliferaram por todo o velho continente.
 
Quase quatro décadas após o término do conflito dois Municípios franceses, Aire-sur-la Lys e La Gorgue, localizados na região de Nord-Pas-de-Calais (nordeste de França), decidiram homenagear Portugal, pela sua participação na Grande Guerra, através da atribuição do nome do país a duas artérias.
 
Edifício com a placa toponímica da Rue du Portugal, em Aire-sur-la Lys
 
O tributo ocorreu a 19 de maio de 1957 e foi noticiado pelo jornal Diário de Lisboa, na sua edição de 11 de março:
 
“O nome de Portugal será dado a ruas de duas cidades francesas
Em Maio próximo, vão a França alguns antigos combatentes da Grande Guerra que, além das cerimónias habituais em Lacouture e no cemitério português de Richebourg-Avoué, marcadas para o dia 19, assistirão este ano á inauguração de duas ruas a que será dado o nome de Portugal: uma em Aire-sur-la Lys, outra em Lagorgue, duas cidades do antigo sector português, na primeira Grande Guerra, cujas municipalidades resolveram prestar essa homenagem penhorante ao nosso País, e se preparam para receber os romeiros portugueses com solenes festividades. A inscrição para a romagem está aberta na Rua da Horta Seca, 7, 1.º.”
 
Refira-se que atualmente ainda subsiste o nome de Portugal em artérias das referidas localidades (Rue du Portugal e Boulevard du Portugal), possivelmente herdeiros da homenagem ocorrida em 1957.

Sem comentários:

Enviar um comentário