Este Blog destina-se à divulgação de trabalhos, notícias e outros textos relativos à toponímia das artérias de diversas localidades, nomeadamente de Loulé e da restante região do Algarve. Pretende-se assim, através da toponímia, percorrer a memória das ruas, largos, avenidas, ingressando na história e património das urbes.


quinta-feira, 6 de outubro de 2011

João de Deus e António Aleixo - Patronos de escolas algarvias

O Liceu de Faro foi criado por Decreto da Rainha D. Maria II, em 3 de Janeiro de 1851. Esteve inicialmente instalado num edifício anexo ao actual seminário diocesano, no Largo da Sé. Em 1908 passou a ocupar o primeiro edifício expressamente construído para esse fim, onde posteriormente, e após algumas obras de remodelação, se instalaria a actual Escola Secundária Tomás Cabreira. Devido à exiguidade das suas instalações, iniciou-se em 1943 a construção do actual edifício, localizado no topo da Avenida 5 de Outubro. A obra foi entregue oficialmente ao Ministério da Educação Nacional a 28 de Abril de 1948, em cerimónia presidida pelo então Ministro da Educação Dr. Fernando Pires de Lima.[1]
O Liceu de Faro ostentou o nome do poeta e pedagogo algarvio João de Deus após a revolução de 5 de Outubro de 1910, mantendo esta denominação até 1947, altura em que passou para Liceu Nacional de Faro.


O Liceu de Portimão foi criado pelo Decreto-Lei n.º 21922, de 29 de Novembro de 1932, após muitas movimentações e grande pressão por parte das forças políticas e institucionais da cidade, ficando o mesmo designado por Liceu Municipal Infante de Sagres. A zona de influência pedagógica deste estabelecimento de ensino compreendia os concelhos da Aljezur, Lagoa, Lagos, Monchique, Portimão, Silves e Vila do Bispo.
Em 1947, à semelhança do Liceu de Faro, esta instituição deixou de ter patrono, ficando designada por Liceu Municipal de Portimão. Em 1956 foi elevado a Liceu Nacional.[2]

Após 25 de Abril de 1974, na sequência da política desenvolvida pelo novo regime democrático, estes estabelecimentos passaram de novo a deter patronos, sendo respectivamente, os poetas João de Deus e António Aleixo, tal como relatado no jornal “O Algarve”, de 2 de Junho de 1976:

“Pelo decreto 417/76 de 27 de Maio último os Liceus Nacionais de Faro e Portimão passaram a ser designados, respectivamente, por Liceu Nacional de João de Deus e Liceu Nacional do Poeta António Aleixo.
Deste modo, quanto ao de João de Deus, é dada satisfação a todos quantos solicitaram desde 1947 a reparação da injustiça que foi o ter-se eliminado o nome do patrono que a 1.ª República lhe tinha concedido. Quanto ao do Poeta António Aleixo é a consagração do poeta popular que influiu a função da escola resumida nesta quadra:

E assim lição por lição
e que aos poucos aprendemos
de outros a outros daremos
que outros a outros darão.” [3]

Entretanto, dois anos depois, pelo Decreto-Lei n.º 80/78, de 27 de Abril, no seguimento das modificações introduzidas no ensino secundário, estes os estabelecimentos passaram a ter a designação genérica de Escolas Secundárias, mantendo os respectivos patronos.


[1] http://www.esjd.net/escola, consultado em 21/09/2011.
[3] Jornal “O Algarve”, n.º 3550, de 2 de Junho de 1976.


Sem comentários:

Enviar um comentário