Este Blog destina-se à divulgação de trabalhos, notícias e outros textos relativos à toponímia das artérias de diversas localidades, nomeadamente de Loulé e da restante região do Algarve. Pretende-se assim, através da toponímia, percorrer a memória das ruas, largos, avenidas, ingressando na história e património das urbes.


quinta-feira, 15 de dezembro de 2011

Lagos e Ribeira Grande reforçam laços de amizade

Integrado nas comemorações do Dia do Município, assinalado a 27 de Outubro, a autarquia de Lagos procedeu à assinatura de um acordo de geminação com o Município da Ribeira Grande (Açores), iniciativa que visa reforçar os laços de amizade e cooperação já existentes entre as duas municipalidades.

O acto, que decorreu no Auditório dos Paços do Concelho Séc. XXI, contou com a presença do presidente da Câmara Municipal de Ribeira Grande, Ricardo Silva, que referiu “tanto a Ribeira Grande como a sua cidade irmã de Lagos, defendem e sabem que a história, a cultura e o turismo são factores importantes de competitividade e de diferenciação”, lembrando o desejo de ambos os municípios “darem notoriedade aos respectivos territórios através da promoção de experiências que construam para o bem-estar e a qualidade de vida das suas populações. É neste sentido que este Acordo de Geminação faz todo o sentido”, referiu o edil. A terminar, aproveitou ainda para agradecer o facto de Lagos passar a ter um topónimo alusivo a esta geminação.

Por seu turno, o presidente da Câmara Municipal de Lagos, Júlio Barroso, reforçou a importância desta geminação, considerando a ligação que ambos os municípios têm mantido com o mar e com as actividades marítimas ao longo da história e o interesse de ambos em aprofundarem laços de amizade, de cooperação e de solidariedade.

No final da sessão ocorreu o descerramento da placa toponímica “Rua Cidade da Ribeira Grande (Açores)”, numa artéria da cidade.


Fonte:

Sem comentários:

Enviar um comentário